19/03/2012

Jogo Treino (interno)

Face ao deserto competitivo regional actual, mais não resta do que fazer ... jogos treino. O que aconteceu ontem, em Santo António. Haverá poucos jogos oficiais de Benjamins, na Madeira, com a competitividade que estes jogos permitem. O que, infelizmente, é limitativo para o progresso destes jogadores. A verdade é que as Atrapalhanças podem ser suficientes para muitos. Mas, para que possa emergir alguma qualidade, não bastam.

Vídeos : 1ª parte | 2ª parte | Resumo NOVOS 

Só para se perceber do que falamos, a época já acabou (praticamente) para os infantis. Decorre um torneio (há receios estranhos em fazer campeonatos nestas idades) de futebol de 11, onde cabem muito poucos jogadores. Entretanto, (quase) todos os outros pararam, até Outubro.

Alguns desses (os jogadores nascidos em 2000, infantis A) foram convocados para um treino de selecção sub-12.  Duas dúzias ... que, face ao quadro competitivo regional, nunca jogaram futebol de 11...

Os Benjamins (os que puderam), fizeram alguns jogos no torneio de futebol de 7 de infantis. Uns jogos não competitivos, acompanhando os mais velhos nos seus jogos. Agora, acabou. Estão a aguardar uma final de um torneio de futebol de 4 e a concentração final das Atrapalhanças...

Entretanto, por todo o País, continuam os campeonatos distritais (há de futebol de 7 e de 11) com jogos todas as semanas. São muitas dezenas de jogos sucessivos. Em campeonatos e não apenas em torneios. De sete e onze jogadores e não de quatro ou seis. Os clubes mais fortes competem com jogadores mais novos, nos escalões acima, à procura da competitividade necessária. Sabendo, todos, que só daí nascerá a qualidade. 

Por cá, só há campeonatos a partir dos iniciados. E, quando chegados aí, verifica-se nos confrontos nacionais, que tudo está já, negativamente, consumado: os resultados são apenas ... medíocres. 

E a solução para um ou outro jogador de qualidade será a ida, aos 14 ou 15 anos, para as Academias do Benfica ou Sporting. Porque, por cá... nada se passa. E tudo se perde.


1 comentário:

  1. Infelizmente isto traduz a nossa pobre realidade!! E parece que o tempo vai passando e quem organiza os modelos competitivos cá na Região não se apercebe do erro crasso que está a cometer!

    ResponderEliminar

O responsável pelo blog não assume a responsabilidade pelos comentários publicados, limitando-se a não publicar os que entender não se enquadrarem no espírito do mesmo.
Este blog destina-se a acompanhar uma equipa do Marítimo. Pelo que, através dos comentários, não alimentará polémicas desnecessárias. Serão inibidos os comentários impróprios ou descabidos, atingirem pessoas ou quando, a despropósito, tenham origem em adversários ávidos de protagonismo. Estes, têm um destino certo: o lixo. Desde que enquadrados, serão aceites comentários anónimos.