22/02/2014

Andorinha,0 - Marítimo,9

Mais uma vitória folgada. Nove golos sem resposta, com 4-0 no intervalo. Na primeira parte ficaram muitos golos por confirmar, à frente do guarda-redes da casa, Jonas. Na segunda parte, um penalti falhado impediu que a contagem subisse mais. [ver vídeo]
Marcaram: Simão, Henrique Sá, Canha, João Pereira, Costa, Francisco Vieira (2) e Sérgio (2).

15/02/2014

Marítimo,9 - CFFM,0

Nove a zero, no meio de um temporal. Depois dos 2-0 ao intervalo, os golos apareceram com mais naturalidade. Um jogo incaracterístico em função da chuva, algum granizo e muito vento. [ver vídeo]
Marcaram: Simão e João Pereira, Costa (2), Afonso (2) e Henrique Araújo (3).

08/02/2014

Nacional, 1 - Marítimo, 0

Na estreia da Liga Infantil Zon Banif, apenas uma jogada, um remate enquadrado, um (bom) golo fez toda a diferença num jogo equilibrado. Mas o Marítimo é capaz de muito mais do que mostrou hoje, pelo que o resultado é ótimo para o Nacional. Hoje, o "peso" do jogo de estreia, a altitude aliada à primeira vez que muitos jogram 60 minutos e alguma desinspiração não permitiram, ao Marítimo, impor o seu jogo e a qualidade de que - sabemos bem - são capazes. [Ver vídeo]

Este resultado deixa tudo em aberto. Até porque, desta vez, o jogo da 2ª volta será em Santo António. Até lá, trabalho e 7 jogos para completar a 1ª volta, a procurar rotinas e mais estabilidade no meio campo, potênciando o sucesso nas transições.

07/02/2014

Nacional-Marítimo

Este Sábado, 12 horas no Cristiano Ronaldo Campus. Estreia oficial do futebol de 11 para esta geração (2001/2002) de futebolistas regionais. Espera-se um otimo jogo que não seja estragado por "forças" externas.

Tiago, Sérgio, Gonçalo, Diogo Nunes, Henrique, Afonso, Sá, Salvador, Fábio, José Luis, Francisco, França, Kevin, Diogo Andrade
Vicente, Gonçalo Luis, Costa, Chico, Rafael
João Pereira, Canha, João Pedro, Simão

06/02/2014

Parabéns à AFM

Finalmente, alguma normalidade.
Só podemos estar satisfeitos com esta organização da AFM. Mesmo que tenha alguma margem de melhoria. Ver aqui o calendário e regulamento.

O torneio terá 9 equipas participantes pelo que serão 16 jogos para cada equipa. Como há sempre um clube isento, em cada jornada, serão 18 fins de semana de competição.

Os critérios de desempate estão bem, já não sendo considerada aquela sucessão incrível de diferença de golos, golos marcados e ... golos sofridos, adoptada no torneio anterior.

Achamos que no próximo ano, a época deveria ter início com Campeonatos Regionais deste tipo, alargados a 4 idades (e não escalões) correspondentes aos BENJAMINS e INFANTIS B (futebol de 7), INFANTIS A e INICIADOS B (futebol de 11). Cada clube poderia inscrever entre 0 e 2 equipas em cada idade sendo que os jogadores sairiam de uma lista base de jogadores federados por cada Clube, respeitando-se apenas os anos de nascimento limites para cada campeonato e a regra de cada jogador apenas poder jogar uma vez em cada fim de semana. Permeabilidade total entre competições.

As substituições também deveriam ser livres e sem interrupção de jogo, no quadro dos jogadores convocados (14/18). Os árbitros, se for complicado encontra-los no enquadramento actual,  seriam “fornecidos” pelos clubes (cada equipa inscrita obrigar-se-ia a apresentar/disponibilizar um árbitro à organização).

Terminados estes Campeonatos Regionais (não há que temer esta designação) passariamos à Taça da Madeira (que encerraria a competição regional) em que se agrupariam os 4 primeiros classificados nos campeonatos, os seguintes 4 e assim sucessivamente para torneios quadrangulares em sistema playoff, com meias-finais à melhor de 3 jogos e finais à melhor de 5. Acentuando os jogos efetivamente competitivos no final da época.

A semana antes do Natal, a Páscoa e o início das férias de Verão (fim de Junho e início de Julho) ficarão reservadas para competições pontuais a realizar na Madeira ou fora dela.

A este propósito, os parabéns ao S.Vicente CUP e Marítimo Centenário que conseguiram coordenar (sem sobreposição) a sua oferta competitiva na Páscoa a idades distintas (Sub-8, Sub-10 e Sub-12 em S.Vicente, Sub-9, Sub-11 e Sub-13 no Funchal).  

Acessoriamente, consideramos haver um nicho importante na semana prévia ao Natal para uma competição deste tipo, na Madeira. O risco do clima existe mas será relativo e haverá pela certa uma apetência grande de equipas externas, potênciando a visita de milhares de forasteiros.

04/02/2014

Taça da Madeira de Infantis

É já no Sábado que voltamos à Choupana. Desta feita já não no campo das áreas mas sim no Cristiano Ronaldo Campus (futebol de 11).

Decorreu ontem na AFM o sorteio da Taça. Ao contrário do que corria por aí, a competição terá duas voltas. Nove clubes confirmaram a participação pelo que serão 2 voltas de 8 jogos cada.

Resta saber o resto: 

Não haverá playoffs finais.
(seria relevante e até necessário incrementar o número de jogos competitivos)

As substituições serão livres? (era bom, como no Continente, que sim)

Haverá permeabilidade de jogadores entre os torneios de 7 e 11? (era bom que sim, libertando os clubes na escolha, em cada fim de semana, do jogo para cada seu jogador, potênciando as duas taças e eliminando as não convocações. Esta solução ajusta-se aos clubes grandes e pequenos)

No sábado, Choupana, esperem por nós. Como sempre, para ganhar.

01/02/2014

Primeira experiência de futebol de 11


Foi concluída com sucesso a primeira experiência de futebol de 11 num quadrangular realizado esta manhã, em C.Lobos.

Meias finais e jogo final de 30 minutos.

Vitórias sobre o Andorinha (5-0) 
e sobre o C.Lobos, na final, por 6-0.

O Juventude AC foi o terceiro classificado (3-0 ao Andorinha).