05/02/2013

Marítimo E lidera o Torneio Regional de Infantis da AFM

Conseguimos acesso ao Regulamento (?) do Torneio Regional de Futebol de Infantis da AFM (clicar na imagem)E não podia ser mais desolador…

As regras são estranhas e incongruentes:

Fala-se de limitações para os Benjamins (em cada jogada apenas pode pertencer a uma equipa) mas afinal essa norma é geral e é para todos (pois não há trocas de jogadores entre equipas).

Quanto aos jogos de 25 minutos, já sabíamos … 
Só faltava fazer Trapalhanças para infantis de 13 anos.

Mais estranho fica tudo, no sistema de organização da prova. Uma única fase (?) com os clubes separados em 6 grupos de 4 equipas. Classificação final por pontos obtidos em jogos, aparentemente com adversários distintos e desempates pelos golos. Na 2ª jornada (clicar na imagem) já vamos repetir um adversário da semana anterior...

Não se referem quantas jornadas e, calendários, nem vê-los.

Uma única fase?

E jogarão todos contra todos? Nada aponta para isso. Na 2ª jornada já se mudam os grupos, repetindo-se um adversário.

É uma desoladora falta de imaginação e criatividade. Que faz sofrer quem joga.

Qual a dificuldade em realizar um Campeonato normal? Com jogos de 2x30 minutos? Como se faz em todo o País?

Mesmo que se mantenha uma fase inicial nos termos actuais com a finalidade de separar dois níveis de qualidade, partindo das 24 equipas para chegar a 2 grupos de 12. 

Isso até já poderia ser feito hoje, com base nos resultados de Sábado (2 primeiros de cada grupo num lado e os 2 restantes noutro).

Aí, criavam-se 3 grupos de 4 equipas que jogariam normalmente, num torneio a duas voltas com jogos normais (2x30 minutos). Seriam 6 jornadas. Finalmente, as finais, em sistema de playoff, juntando os 3 primeiros e o melhor segundo, os restantes 2 segundos classificados com os 2 melhores terceiros e finalmente as restantes 4 equipas. Isto num único fim de semana (meias finais no Sábado e final no Domingo). Assim, sim…

Nestes termos, o Marítimo E, com 9 pontos e 18-0 em golos será o líder da classificação.

3 comentários:

  1. Dá ideia que a associação menoriza as competições, colocando os clubes a trabalhar a quantidade e as atrapalhanças e depois vai ao filete, escolhendo vinte miúdos para o tal centro de formação de seleções que deve querer justificar. Depois, massacra os clubes com convocatórias de treinos semanais. Os clubes ficam sem os jogadores para o seu trabalho prejudicando-se a si e às suas equipas. O que esperam os clubes que são os patrões da associação para obrigarem a uma correção de tudo isto?

    ResponderEliminar
  2. O trabalho de hoje no JM disse tudo. Vinte treinos dos sub 12 até Maio são 1 ou 2 treinos por semana. Ou seja, que se lixe o trabalho dos clubes. Não estão lá para nada. Mas, peguem lá umas atrapalhanças de infantis com 3 joguinhos de 20 minutos todos contra todos nos sábados... e vão se entretendo enquanto o Centro de Formação trata dos assuntos sérios e faz umas bandeiras...

    ResponderEliminar
  3. Consta que se disse no treino da seleção que futebol não era ping pong a propósito de passes à primeira para criar roturas. Claro que isso é uma opinião. E uma opção. Por sinal, oposta à que levou e tem levado a nossa equipa e os nossos jogadores bem longe.
    Futebol não é ping pong. Pois não é. Podiam ter começado por dizer que o Barcelona e Messi não são exemplos que se considerem.

    ResponderEliminar

O responsável pelo blog não assume a responsabilidade pelos comentários publicados, limitando-se a não publicar os que entender não se enquadrarem no espírito do mesmo.
Este blog destina-se a acompanhar uma equipa do Marítimo. Pelo que, através dos comentários, não alimentará polémicas desnecessárias. Serão inibidos os comentários impróprios ou descabidos, atingirem pessoas ou quando, a despropósito, tenham origem em adversários ávidos de protagonismo. Estes, têm um destino certo: o lixo. Desde que enquadrados, serão aceites comentários anónimos.