02/02/2013

Selecção Sub-12

Está publicada a lista de convocados para a Seleção Sub-12 da Madeira. Da equipa campeã regional em título (Benjamins, 2012) - a nossa - foram chamados 8 atletas: Tiago Martins (gr), Diogo Nunes, Sérgio Gomes, Gonçalo Araújo, Afonso Correia, Henrique Sá, Diogo Andrade e Salvador Fernandez. O Nacional tem 10 jogadores indicados e o CFFM-Milan, 9. Parabéns a todos, porque este tipo de escolhas é sempre um incentivo.

Parabéns também à Associação por ter ultrapassado um erro de sempre. A seleção será, pela primeira vez (e por dois jogadores), a Seleção Sub-12 e não apenas a Seleção 12

Um erro que se repete não deixa de ser um erro e todos os momentos, são bons momentos para se corrigir um erro.

A verdade é que não teria qualquer sentido deixar de fora os jogadores de 2002 por ... serem de 2002. Isto, sem prejuízo das opções técnicas que são de quem escolhe. Entendemos que os jogadores mais novos (lembramo-nos de João Pinto, no 1º Campeonato do Mundo de Júniores conquistado por Portugal, em Riade, com menos dois anos que os colegas) devem ser convocados se tiverem qualidade para se integrarem (sendo acima da média) no grupo, quando constituiem uma clara mais valia. Se assim não for, não devem ser escolhidos. 

Tomás Fernandes no Milan Clinic
em 2011, com Henrique Araújo
A alternativa (serem destacados pela negativa, ficando isolados do seu grupo de trabalho regular, no Clube, na sua maioria convocados) não é boa este ano e ainda será pior no seguinte, quando, integrados na equipa A de infantis, estiverem empenhados  noutro trabalho e noutros objectivos,  no seu Clube, não havendo, aí, qualquer sentido, o seu destacamento (mais uma vez, isolado do seu grupo de trabalho) para treinos externos. 

Terá sido esse o problema sucedido na época passada, também nos Sub-12, com alguns jogadores do Nacional não cedidos pelo Clube (e bem, na nossa opinião) para estes treinos. Pois não tinha sentido ter um ou mais jogadores nessa (numa) preparação externa que costuma ser intrusiva (com treinos semanais) prejudicando o trabalho do Clube (e a equipa de Infantis A, empenhada no título regional). Nessa altura, a opção da Associação só poderia ser: escolher o jogador, sem o massacrar com esses treinos. Se quer o jogador, então escolha-o para o grupo, na altura certa...

Por tudo isto, estão - duplamente - de parabéns o Tomás Fernandes e o Lucas Gonçalves, do CFFM-Milan. Por eles próprios e por serem o motivo de uma correcção de procedimentos por parte da AFM.

Mal, esteve e está a Associação, quando não divulga objectivos e intenções no que respeita ao trabalho destes grupos. E refiro-me, a informação pública, disponível a todos, no seu portal.

13 comentários:

  1. Essa tal lista da selecção está publicada onde?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião fica a faltar a convocação do Henrique Araújo que apesar de ser de 2002 já e um jogador muito superior a maioria dos jogadores de 2001

    ResponderEliminar
  4. É com sentimento de injustiça que vejo que o Henrique Araújo não foi convocado. Penso que o Henrique já tem qualidade técnica muito superior a muitos de 2001 mas prontos, não se pode dizer nada..

    ResponderEliminar
  5. Esta é uma norma,embora na minha opinião errada,que se pratica na Associação.Agora é só esperar para saber as razões da convocação do jogador do Milan,nascido no ano 2002,embora tenha valor para estar no grupo.Em relação ao Henrique Araújo é muito estranho não constar na convocatória,porque tem uma capacidade tecnica e fisica impressionante e em menos de 1 ano,venceu o troféu de melhor marcador em provas organizadas pela Associação,nomeadamente Trapalhanças 2012 e Zon Kids 2013.

    ResponderEliminar
  6. O Milan tem outro jogador de 2002, não é apenas o Tomás. Lucas Gonçalves também é outro dos casos que foi convocado e é de 2002.

    ResponderEliminar
  7. Sim. Ambos de Maio de 2002. Confirmado.

    ResponderEliminar
  8. Não entendo!!! Ao Milan,ou foi dada oportunidade de colocar jogadores de 2002,ou estão mal informados.É que do ano de 2002,no nosso grupo temos 2 titulares(Henrique Araújo e Francisco França) e o Nacional também tem nos seus quadros 2 jogadores de 2002,que se enquadravam perfeitamente nos SUB-12,(Hugo Silva e Pedro Silva),devido à qualidade técnica.

    ResponderEliminar
  9. Com a qualidade e tecnica e finalização que o Henrique Araújo tem, é de lamentar e não compreendo como é que não tenha sido convocado para a seleção

    ResponderEliminar
  10. Verificou-se a ida dos 2 jogadores de 2002 ao treino da seleção.No meu entender,e pelo que foi visto,o Henrique Araújo era selecionável,pois não vi ninguem da sua posição com mais futebol que o seu.Pelo treino realizado,deu para perceber que estes convocados preparam o torneio(talvez danone cup),pois foi jogado com equipas com 9 jogadores.Numa primeira fase serão realizados 5 treinos de observação,onde no fim irão ser dispensáveis alguns jogadores,até à convocação final de 14 jogadores.A prestação dos nossos jogadores foi positiva,embora estivessem algo nervosos,o que é normal.

    ResponderEliminar
  11. Vamos ver como reagem os responsáveis pelo Marítimo (e Nacional) face à convocatória de jogadores de 2002 do Milan. É que, segundo informaram, teriam ficado impedidos de indicar jogadores que não fossem de 2001, por regra estabelecida há muito. Ora, essa regra é só para uns e não para outros?

    ResponderEliminar
  12. O que conta nestas situações e a famosa "cunha", pois sem ela não eram convocados metade dos jogadores.
    É de lamentar que não tem o (pai/tio/primo/cunhado, etcccc)que seja conhecido de A ou B continue a ser injustiçado

    ResponderEliminar

O responsável pelo blog não assume a responsabilidade pelos comentários publicados, limitando-se a não publicar os que entender não se enquadrarem no espírito do mesmo.
Este blog destina-se a acompanhar uma equipa do Marítimo. Pelo que, através dos comentários, não alimentará polémicas desnecessárias. Serão inibidos os comentários impróprios ou descabidos, atingirem pessoas ou quando, a despropósito, tenham origem em adversários ávidos de protagonismo. Estes, têm um destino certo: o lixo. Desde que enquadrados, serão aceites comentários anónimos.