28/11/2012

Mundialito 2013

Está em curso a "campanha" com vista à ida ao Mundialito. São 4 equipas do C.S.Marítimo que terão de confirmar até ao final do mês a ida. Amanhã, dia 29, haverá reunião em S. António para distribuição de informações e decisões finais.

Algumas notas:

1º O Mundialito é o supra-sumo deste tipo de torneios. Estão lá os melhores do Mundo. Por isso, é caro. Muito caro, face às dificuldades que todos têm nos dias que correm.

2º Sendo assim, é bom que se justifique a ida e que não se arrisque "apanhar" 10-0 em cada jogo e que tudo acabe precocemente numa primeira fase...

3º A nossa equipa tem qualidade. Sabemos bem. Mas a qualidade tem de ser trabalhada e - pelo menos - mantida. Para isso é necessário treino, treino, treino, treino e condições de treino.

4º Não havendo isso é necessário questionar se vale a pena a deslocação a uma competição daquele nível qualitativo.

5º Quanto a competições, já vimos com o que (não) contamos. Estamos parados, à conta dos dirigentes dos outros clubes que não têm pejo em usar os miúdos como chantagem para chegar ao dinheiro que não se lhes destina. O Marítimo criou uma alternativa competitiva (o que é de valorizar) mas enganou-se ao não colocar as nossas equipas (2001) no sítio certo (grupo de sub-13). Assim, temos jogos, mas não temos jogos competitivos. E temos a equipa "partida" em duas...

6º Ao Marítimo não se pede mais nada. Apenas condições de treino. No mínimo, 4 treinos por semana. E, destes, no máximo, um na "areia" e no mínimo, um com meio campo (futebol de 7). Menos que isso será andar para trás (em relação ao ano passado) e não se justificará o dispêndio de uma pequena fortuna na ida ao Mundialito.

7º Assim, na reunião de amanhã, esperamos uma definição final - por parte do Marítimo - das condições de treino para esta época. É tempo disso. Já estamos a entrar em Dezembro.

8º Esta nossa equipa será a Equipa A de infantis no próximo ano. No ano passado recuperou um título que andava arredio do clube há cerca de 10 anos (Campeão de Benjamins). Não seria importante zelar pelo futuro, hoje? Garantindo treinos e condições (de treino e competição) este ano? Mesmo que, com vista ao futuro? Ao próximo ano? A verdade é que o futuro também se desconstrói.  Se nada fizermos é isso que acontece e é necessário começar - outra vez - tudo do zero. E, para começar, será importante assumir que não é possível manter 6 equipas de infantis sem ter condições de treino para tal quantidade. O resultado é a situação actual em que a equipa de 2001 (será a equipa A de Infantis no próximo ano) não tem, actualmente, condições de treino que assegure qualquer evolução.

9º Finalmente, novamente o Mundialito. Sem condições de treino, não se justifica mesmo. Sem prejuízo de se preparar uma deslocação a um torneio qualquer de fim de semana alargado na zona de Lisboa, o que custaria metade do preço. Porque é necessária essa deslocação para manter - nos mínimos - a motivação dos miúdos.

10º Terá palavra, até amanhã, a coordenação da formação do Marítimo. No sentido de garantir se haverá ou não condições consolidadas de treino.  Afinal é com estes jogadores que o Marítimo contará para os títulos nos próximos anos. É que este é, realmente, um grupo distinto de outros. São competitivos contra as equipas do ano acima (mostraram isso no ano passado, na Danone Cup e no Meuxico contra as melhores equipas de 2000 da RAM). A verdade é que não estamos a falar de equipas F, G,H, ... Z. Mas de uma equipa que atingiu uma determinada qualidade e que, com as atuais condições de treino, verá essa qualidade cair. E, no próximo ano, como equipa A, tudo terá de começar de novo, mas com um ponto de partida abaixo do que seria possível. O que limitará os níveis que poderá atingir. Não tem sentido.

11º A solução, neste momento - há tempo, se aceite a necessidade de correcção - seria reduzir a 4 as equipas de infantis, com o ganho evidente na disponibilidade de espaços para treino. De cada um desses grupos (de 20 jogadores cada) sairiam duas equipas para os torneios vindouros (uma competitiva, outra acompanhante se se mantiver o esquema - anacrónico - usual da AFM). Um grupo de 2000 (A e B), um grupo de 2001 (C e D), um grupo misto de 2000 e 2001 (E e F) e finalmente o grupo de Benjamins (G e H). Oitenta miúdos em 4 grupos de treino, cada qual com um treinador e um adjunto. Chegam. E temos tempo - infeliz ou felizmente - para tudo. Para corrigir também. Ainda nada começou...

3 comentários:

  1. Este torneio importa mesmo muito caro.Nos tempos que correm não é nada fácil.Seria mais benefico participar num torneio mais curto.Na conjuntura actual,serão poucos ou nenhuns,os pais que acompanharão os filhos nesta deslocação,e as crianças ficarem 8 ou 9 dias fora de casa,não é fácil.Por outro lado,se eventualmente forem iliminados logo na 1º fase,o que farão no resto dos dias? A comissão de pais tem feito muito trabalho,para ajudar,arranjando uma barraca em santo antonio,uma barraca nos jogos do maritimo,venda de rifas,mas essas verbas são para pagar as deslocações dos treinadores,porque o Maritimo não assume nenhuns custos.Penso tambem que os treinadores,trabalhadores,tem uma montra para mostrarem o seu trabalho,por isso ao assumirem querer acompanhar a equipa deveriam assumir as custas todas como os jogadores.Na minha opinião esta organização começou mal,sem reuniões de esclarecimento.Quanto ás condições de treino,no inicio da época já tinha alertado para este facto.E ainda os campeonatos estão suspensos,porque quando começar a competição,será ainda pior,porque serão dadas melhores condições ás equipas A do clube nos mais diversos escalões.Por agora,sempre que chove cancelam os treinos,põe a equipa a treinar na areia com mais uma equipa,tiram o treino da quarta-feira....é assim que querem apostar na formação??? O Maritimo é GRANDE,tem decisões que orgulham o clube,mas tem decisões completamente desastrosas,como é o caso da criação de 6 equipas de infantis,sem condições de trabalho.

    ResponderEliminar
  2. O meu filho foi convidado,pela comissão de pais dos jogadores do Maritimo,em representar o clube no torneio Mundialito 2013.Na altura,disseram-me que custaria à volta dos 650-700 euros,e que poderiamos ajudar,vendendo rifas,sendo que a verba obtida (tirando os custos das mesmas)revertia para a conta do meu filho.Na altura não me transmitiram os planos de pagamentos.Na semana passada recebi um sms,da comissão de pais onde teria que pagar 250 euros referente a 50% da estadia.Como não tinha o dinheiro,informei ao sr.Vitor que o meu filho continua disponivel para o torneio,mas que aguarda-se mais uns dias,para poder dar a verba.Mas agora fiquei confuso.O meu filho ontem fegou com um informativo,onde a verba a pagar até 30 de Novembro seria de 33%.Penso que a melhor solução seria de facto,cancelar este torneio,e preparar um no final do mes de Junho em Lisboa.Seria mais económico e teriamos mais tempo para arranjar as verbas necessárias.Acho que seria a melhor solução.

    ResponderEliminar
  3. luis filipe vieira08/03/2013, 12:40:00

    Tambem eu estou sem motivação para PROMOVER O MARITIMO e porquê?
    1.Condições já referidas que não existem para estimular a competiçãoão.
    2.Se da parte dos pais há mesmo muita vontade para culmatar as faltas dessas condições, há também muito esforço para suprir as limitações financeiras, sem no entanto encontrar nenhum retorno pelo clube-nem um pôlo para o frio dos torneios.
    3.A comissão de pais, que é virtual em estatutos mas com imenso trabalho por parte do único Srº que se identifica, Srº Vitor Santos, dá voltas e contorce.se de todas as formas para conseguir verbas, colocando os pais dos ateletas em situações de informação contraditória, sem necessidade, só por aflição.
    4. Por fim, todos os esforços são feitos para os ateletas, para promoção do Maritimo, no entanto qualquer esclarecimento, documento ou problema é respondoido que o Maritimo não é tido no assunto, que tudo isto é tipo coisa que se diz e logo se vê.
    5.A HORA DO FINAL, QUANDO A GALINHA PERGUNTAR AOS PINTOS:
    QUEM QUER VIR COMER UM BOCADO DO MEU BOLO?
    VÃO TODOS RESPONDER: EU!!!!!
    Talvez os páis, como vem sendo seu modo de estar, se reunam num convivio privado, promovido pelo Srº Felisberto, que muito preza esta conduta, para partilhar todos os ovos partidos que foram necessários á confeção de tão SABOROSA IGUARÍA PASTELEIRA!

    ResponderEliminar

O responsável pelo blog não assume a responsabilidade pelos comentários publicados, limitando-se a não publicar os que entender não se enquadrarem no espírito do mesmo.
Este blog destina-se a acompanhar uma equipa do Marítimo. Pelo que, através dos comentários, não alimentará polémicas desnecessárias. Serão inibidos os comentários impróprios ou descabidos, atingirem pessoas ou quando, a despropósito, tenham origem em adversários ávidos de protagonismo. Estes, têm um destino certo: o lixo. Desde que enquadrados, serão aceites comentários anónimos.