20/04/2012

São Vicente CUP 2012 - Algumas ideias

Em primeiro lugar, um ponto de ordem: São Vicente está de parabéns pela iniciativa. Corra como correr, amanhã, no campo dos Juncos.

O facto do escalão de sub-10 não jogar em campo regulamentar de futebol de 7 será o factor mais desvalorizante do torneio. Mas enfim, será algo a corrigir numa próxima edição, que queremos que aconteça.

Talvez tivesse sido possível ajustar a situação ainda este ano:

Bastaria ceder meio campo a cada escalão. Os Traquinas (sub-8) jogariam como está previsto, em dois quartos de campo. Mas os Benjamins (sub-10) poderiam ser limitados a 9 equipas (o Andorinha e o Dragon Force, sendo do mesmo Clube, teriam apenas uma única representação). Aí, seria futebol de sete em meio-campo, em 3 grupos de 3 equipas ou sejam, nove jogos (4,5 horas) na 1ª fase, de meia-hora (10+5+10+5) de manhã. Depois, mais 5 jogos (2,5 horas), considerando meias finais entre os vencedores dos 3 grupos e o melhor segundo, jogos para 5º e 6º lugares, 3º e 4º lugares e Final. Assim, seria possível um torneio "real" de futebol de 7. E até se poderia alargar o período de jogo mais pois o escalão de sub-8 acabaria mais cedo (com dois campos e muito menos jogos).

Face ao que está previsto:

O calendário, com 4 jogos de 40 em 40 minutos, apresenta alguns problemas. Com equipas a jogar consecutivamente. Essa situação deixaria de existir se se realizassem 4 jogos, de cada escalão, em cada 40 minutos. Às 9h teríamos 4 jogos de sub-10, às 9h40, 4 jogos de sub-8 e assim sucessivamente. As 3 "jornadas" de sub-8 (num total de 12 jogos) fechavam às 13h. A essa hora realizava-se a 4ª jornada de sub-10. Seguia-se uma interrupção de 40 minutos para almoço e, às 14h20, a 5ª jornada de sub-10 (num total de 20 jogos).

Depois, haveria tempo para: meias finais, 5º e 6º lugares e 7º e 8º lugares para sub-8 às 15h; meias finais, 7º e 8º lugares e 9º e 10º lugares para sub-10 às 15h40; às 16h20 teríamos a Final e 3º e 4º lugares dos sub-8 e o 5º e 6º lugares dos sub-10; finalmente às 17h, a Final e o jogo de apuramento dos 3º e 4º lugares, dos sub-10.

Por último, face aos 40 minutos disponíveis para cada "jornada", os 10+5+10 minutos previstos poderiam ser transformados (pelo menos para os sub-10) em 15+15 minutos com troca de campo, sem intervalo. Desde que a apresentação das equipas, para o jogo seguinte seja rigorosa, até 10 minutos antes do jogo.

Mas, como referido, seja como for, São Vicente está de parabéns pela iniciativa. Que volte no próximo ano. Aí, com a experiência ganha, certamente será ainda melhor.

2 comentários:

  1. E se for 7 jogadores em quarto de campo,não esperem os espectadores por um futebol de grande qualidade,vamos ver uma equipa a trocar a bola,a po-la no chao e outras com os jogadores atras do meio campo a darem charutoes para a frente.Já agora o treinador que faç um treino com 7 jogadores em quarto de campo,para ver como se comportam.

    ResponderEliminar
  2. Esta solução seria ideal,mas ainda teria outra simples de resolver,seria fazer a competição em 2 dias.Acho que não haveria inconvenientes,sendo até uma lufada de ar,para alguns comerciantes da zona.Mas estou como o autor do blog,parabens ao Sao Vicente pela coragem de realizar um torneio.

    ResponderEliminar

O responsável pelo blog não assume a responsabilidade pelos comentários publicados, limitando-se a não publicar os que entender não se enquadrarem no espírito do mesmo.
Este blog destina-se a acompanhar uma equipa do Marítimo. Pelo que, através dos comentários, não alimentará polémicas desnecessárias. Serão inibidos os comentários impróprios ou descabidos, atingirem pessoas ou quando, a despropósito, tenham origem em adversários ávidos de protagonismo. Estes, têm um destino certo: o lixo. Desde que enquadrados, serão aceites comentários anónimos.