29/03/2013

Mundialito dia seis.fim

Terminou o Mundialito para a equipa. Quando menos se esperava, foram derrotados por 6-1 pela Escola de Futebol de Faro. Pouco ou nada a dizer do resultado. Acabou por ser justo, mesmo que algo exagerado. Seis dias, sete jogos, equipa curta. É altura para fazer um balanço.

Vídeo 1ª parte
Vídeo 2ª parte

Como se previa, este não era um bom torneio para esta equipa. 
Primeiro por ser caro. Pago pelas famílias, não foi possível ter connosco 5 jogadores. Os doze jogadores exigidos pela organização só foram atingidos com a inserção do terceiro guarda redes (que jogaria à frente) e com o Afonso Leça (de outra equipa do Marítimo). Com Gonçalo lesionado (situação que não se inverteu), tivemos o azar do Francisco se ter magoado logo no 3º jogo. Todos os outros jogadores foram "obrigados" a jogar quase por inteiro os 7 jogos em 6 dias. O que levou a que jogassem mais nestes 6 dias que na época toda, nas competições da AFM.
As grandes equipas vêm com dois grupos, cada qual joga meio tempo. E jogam ao longo da época, bem mais que atrapalhanças de 4 ou 5 para cada lado em oitavos de campo. E isso faz toda a diferença nestes momentos.
Este torneio até seria uma boa opção para uma seleção da Madeira. Há outros bem melhores (mais curtos, economicos e equilibrados) para esta equipa.
Os jogadores fizeram o possível. Mas podem fazer bem mais. Até porque já vimos fazerem isso. Precisam de jogar de formas diferentes (foi necessário perante estes adversários), terem cabeça e pernas para virarem resultados. Que seja possível tirar conclusões e apurar novos caminhos de forma a que o trabalho no futuro seja mais profícuo.

28/03/2013

Mundialito dia cinco.um

Está ultrapassado o primeiro obstáculo. E bem. Vitória por 3-1 face aos sevilhanos do San Pablo. Um jogo que poderia ser mais calmo se, ainda na 1ª parte, tivessemos marcado mais dois golos (em contra ataques, Fábio e Henrique ao poste).

Na 2ª parte, sofremos um golo (a bola não terá entrado) numa bola parada, num livre de meio campo, marcado pelo guarda-redes adversário.

Vídeo 1ª parte
Vídeo 2ª parte

Mas, depois, só deu Marítimo, com Afonso Correia de volta e Henrique Araújo, já apoiado pelo colega, a conseguir criar as jogadas necessárias à vitória. Golos de Afonso, Henrique (o 11º no torneio) e Fábio. A equipa esteve bem e coesa, com Sérgio Gomes (sempre) seguro, desta feita, bem apoiado por Olavo, sempre alerta a cada jogada.

Amanhã, pelas 10h, teremos os quartos de final frente à EF Faro, uma equipa que esteve no grupo da nossa equipa B (2002). Se possível, a caminho de uma atractiva final do grupo prata a disputar no recinto principal, à mesma hora (ao lado) da final ouro. Agora, é lutar jogo a jogo...

27/03/2013

Mundialito dia cinco

Está definido o jogo de amanhã. Contra os espanhóis do C. Yayoi San Pablo, o 11º melhor 3º classificado, do grupo 31. Esteve no grupo do Benfica e ganhou dois jogos. O jogo é às 10h no campo 3 (jogamos lá contra os venezuelanos). Agora, cada jogo é bota fora.

Se vencerem, jogarão com o vencedor do jogo CD San Diego - EF Faro. Se perderem, casa...

Haverá transmissão direta às 10h. Esperamos, com maior estabilidade na transmissão, fece à última, realizada a partir de Espanha (logo, com menos rede TMN). O problema no campo 3 é a posição de filmagem, baixa e por detrás de uma rede divisória.

Mundialito dia quatro.um

Derrota por 2-0 contra um adversário do nosso nível. O nulo ao intervalo revela o equilíbrio no jogo, sem oportunidades de golo. O cansaço e a necessária rotação de jogadores concederam os dois golos ao adversário. 
Agora começa a fase prata. Apesar de ainda desconhecermos o resultado do jogo entre o 1889 Huelva e o Academia Goal, não deverá ter havido surpresas. Pelo que devemos ser um dos melhores quartos classificados (com 6 pontos e goal average a zero) pelo que jogaremos amanhã, pelas 10h num dos primeiros campos de Vila Real (2 ou 3) com um dos piores terceiros classificados, que tenham chegado aos 7 pontos. Começa, assim, o nosso torneio, a eliminar.

Neste aspecto, o calendário do grupo prata é algo incongruente. Pois separa, nos oitavos de final, as 8 melhores equipas de um lado e os oito piores do outro... 

Hoje, ao contrário de ontem (com dois jogos) a tarde deverá permitir um maior descanso e recuperação para o jogo de amanhã. O grupo de prata poderá proporcionar bons jogos. Os vencedores, que ultrapassarem os três jogos iniciais, terão lugar numa final a disputar  no estádio final, no Sábado. É motivante e deverá ser objectivo a marcar para a nossa equipa. Em frente. 

Mundialito dia quatro

Hoje, decide-se a classificação na fase de grupos. Matematicamente, é possível ao Marítimo ficar entre o 2º lugar e o 5º lugar. O mais provável será o 4º lugar. O melhor para o resto da competição.

O 2º e o 3º lugar deverão dar acesso à fase de ouro, que terminaria nos 16 avos, com um jogo contra um dos "tubarões" (vencedores de grupos - cabeça de série). O 4º lugar abre o acesso à fase de prata, com a possibilidade de uma "nova" competição, a eliminar, a partir dos oitavos de final.

O 2º e o 3º lugar exigiria uma vitória choruda sobre a seleção da costa Este dos EUA. Uma equipa que já mostrou ser de alta qualidade ao perder por apenas 2-4 com o Real Madrid. Até aí tivemos algum azar, ao acertar num grupo com duas equipas de topo.

O 5º lugar acontecerá provavelmente, se perdermos por muitos e se o 1889 Huelva (a quem ganhamos ontem) conseguir vencer os venezuelanos da Academia Goal (com quem perdemos). Não é impossível, mas pouco provável.

Hoje, é fazer um jogo pelo seguro, evitar perder por muitos e tentar não acumular mais desgaste físico e somar lesões, porque a equipa está curta, obrigando os nossos jogadores mais influentes a jogar o dobro do que a maioria dos jogadores adversários. Assim, se prepara a fase a eliminar, que se iniciará amanhã.

Cabeça levantada, segurança e ... jogar futebol. Amanhã começa um novo torneio.

26/03/2013

Mundialito dia três.dois

Segunda vitória, bem segura. Muita chuva. O jogo começou com 3 golos de Henrique Araújo (fez 10 golos nos primeiros 4 jogos do torneio). Depois, o jogo ficou seguro. A equipa de Huelva lutou, mas nunca ameaçou. Mais dois golos de cada lado (dois de Fábio) colocaram o resultado final nos 5-2. Está garantido o 4º lugar no grupo (pelo menos, pois uma vitória amanhã poderá levar a equipa até ao 2º lugar no grupo e aos dezasseis avos da fase ouro) e a entrada - mais - provável, na fase a eliminar (do grupo prata).

Vídeo 1ª parte
Vídeo 2ª parte

Como já devem ter reparado, estamos a privilegiar os diretos sobre a qualidade dos vídeos. Amanhã, pelas 11h, teremos o jogo com a Seleção dos EUA Este.

Mundialito dia três.um

Jogamos com o Real Madrid. E não foi um massacre. Tiago esteve em grande e os 3-0 no final da primeira parte (a tremideira do início do jogo rendeu 2 golos ao Real) traduzem a - relativa - segurança da equipa. Na 2ª parte, tudo mais difícil face à impossibilidade de rodar jogadores (a equipa sente a falta dos jogadores que ficaram na Madeira e as lesões pesam).

Vídeo 1ª parte
Vídeo 2ª parte

O resultado final (8-0) mostram a dificuldade em sair para o ataque e a acumulação de cansaço da equipa. Francisco França (virilha) já não deverá jogar mais. Diogo Andrade (virilha) está em observação. Gonçalo Araújo (joelho) ainda não está recuperado. Sobra muito (tudo) para os outros, que têm de fazer os jogos quase completos e o 3º guarda-redes já joga à frente.
Por comparação, desde o início do torneio que os jogadores do Real (são duas equipas completas) são sujeitos a, apenas, metade do esforço.
Agora, pela tarde (17h, em direto) teremos o jogo decisivo para garantir o 4º lugar que dá lugar à fase a eliminar (grupo de prata).

Mundialito dia três

Hoje, pelas 10h, um jogo para recordar (contra o Real Madrid, que poderá assistir em direto, clicando na etiqueta DIRETOS, em cima), sem possibilidades de discutir o resultado. E um jogo decisivo (17h) com o Huelva 1889, para a determinação do percurso competitivo dos próximos dias. Uma vitória colocaria a equipa numa fase final (a de prata) com competitividade interessante. O que poderá juntar mais alguns jogos - disputados - a esta presença no Mundialito. Em caso de vitória com o Huelva 1889, esta tarde, o jogo final, da fase de grupos, contra a seleção americana, decidirá a classificação final, que poderá ir do 2º lugar ao 4º lugar. O 2º ou 3º lugar não deverá permitir ir mais longe do que os dezasseis avos da fase de ouro. O 4º lugar, como foi referido, abrirá vaga na fase de prata, mais apropriada para a equipa que foi possível trazer a esta competição.
De salientar (lembramo-nos deles) os colegas que não puderam estar aqui, por vários motivos (Diogo, Henrique, Luis Pedro, Francisco e José Luis, Salvador). Seriam importantes se aqui estivessem, alargando as opções do treinador e libertando fisicamente os jogadores mais utilizados que, hoje, terão uma prova de resistência.

25/03/2013

Mundialito dia dois

Aconteceu a primeira derrota. Por 4-2 contra a Academia Goal de Caracas. Um jogo equilibrado que poderia ter dado para qualquer lado. O jogo começou com um golo venezuelano. Pouco depois, um penalti sobre Afonso Correia permitiu o 7º golo da competição a Henrique Araújo. Até ao final da primeira parte, por duas ou três vezes poderíamos ter chegado ao golo. A primeira parte acabou com um livre que terminou dentro da baliza de Tiago. Dois a um no intervalo.
A equipa voltou para o campo com a intenção de fazer a reviravolta no jogo. Mas, numa excelente jogada, entre os dois defesas, Henrique Araújo destaca-se e é agarrado. O árbitro, já irritado com os protestos do Henrique, nada marca. Novos protestos e o árbitro coloca o Henrique no banco até ao fim do jogo.

Vídeo 1ª parte
Vídeo 2ª parte

A equipa, que já está curta, ainda ficou mais. Precisamos todos de aprender a sermos frios face aos erros dos árbitros. Dentro de campo é para jogar. Logo de seguida, o 3º golo venezuelano. Mas ainda houve tempo para Afonso Correia fazer um belo golo. Sol de pouca dura pois a diferença de dois golos é reposta de seguida. Nada de muito mais aconteceu até ao fim do jogo.
A salientar, hoje, a boa exibição de Sérgio Gomes. A segurar lá atrás.
Agora, é usufruir do jogo de amanhã, com o Real Madrid. Um privilégio de difícil repetição, sem preocupações com o resultado. Um jogo que deve ser enfrentado com segurança, sem prejuízo de tentar transições rápidas pelo Afonso Correia, apontando à possibilidade do Henrique Araújo poder concretizar. À tarde, disputa-se o jogo que poderá permitir ou não a disputa do 2º ao 4º lugar. O 2º e 3º lugares dão acesso aos dezasseis avos da fase ouro e o 4º lugar aos oitavos de final da fase prata.

24/03/2013

Mundialito dia um

Primeiro jogo, a esperada vitória.
Foram 9-0, com 7-0 ao intervalo. Facilidades que não se irão repetir nos próximos jogos.
Henrique Araújo, com 6 golos marcados (alguns de belo efeito) acabou por se salientar numa equipa que cumpriu a sua missão, trocando bem a bola.
Os americanos venceram por 5-0 a equipa de Huelva e o Real Madrid não teve problemas face aos venezuelanos (8-0). Por agora, o Marítimo lidera o grupo.

23/03/2013

Mundialito dia zero

Dia muito cansativo. No aeroporto do Funchal às 8h15. Chegada a Lisboa às 11h40. Almoço no Oriental, viagem para o Algarve. Ida ao Hotel e grande "seca" na acreditação [ver vídeo] da equipa das 19 às 20.30. Pouco apoio da organização que "ajudou" um dirigente espertalhão do Benfica a dar um grande "golpe" na bicha da acreditação. O grupo benfiquista, atrás do nosso, de repente viu-se à frente. Ficou mal na fotografia o dirigente. Que não se comportou como responsável de um grande clube nacional, o que lhe devia trazer responsabilidades que não se coadunam com estas atitudes. Aí, vimos um clubeco da 2ª circular...

Jantar previsto para perto das 21h.
Amanhã o jogo é às 9h portuguesas. Em Espanha. Atenção à etiqueta DIRETOS, acima, a partir dessa hora. Se estiverem reunidas as condições necessárias (o jogo é em Espanha) teremos imagens.

21/03/2013

Mundialito 2013



Fazer as malas. Está quase na hora...

Entretanto aguardamos informações sobre a hora dos primeiro e últimos jogos que, sendo em Espanha, poderão ser em hora espanhola (mais uma hora que em Portugal). Assim que for possível, informaremos.

18/03/2013

Liga Zon Kids 2013

Disputou-se, no fim de semana a Liga Zon Kids. Uma competição que se ajusta aos mais novos, mas que é totalmente a despropósito para os infantis (2000/2001). Até para os benjamins (2002/2003) é de duvidoso interesse. Mas, no deserto de opções competitivas na RAM, todos acabam por ir a tudo...
Com a chuva a atrapalhar tudo, no Sábado, a apresentação no Liceu à 8:45 acabou com o 1º jogo às 14:00...
Passada a fase inicial, no Domingo, uma das nossas equipas (Suk)  foi até aos quartos de final e a outra (Fidelis) até aos oitavos.
Entretanto, todos os pensamentos estão já no Mundialito no Algarve. Que começa já no Domingo, dia 24.

15/03/2013

Mundialito 2013 - Luz ao fundo do túnel

O tribunal arbitral decidiu que todos os voos de e para as Regiões Autónomas são serviços mínimos a cumprir pelos funcionários da TAP, no período da greve, marcada para para os dias 21,22 e 23. Assim, os serviços mínimos fixam-se em 13,4% do total de voos previstos para aqueles dias. Onde se incluem a totalidade dos voos domésticos de e para a Madeira.
Esta decisão deverá ser cumprida, o que reabre a normalidade com vista à participação das 3 equipas do Marítimo no Mundialito do Algarve. Felizmente.

12/03/2013

Liga ZON KIDS

Decorre no próximo fim de semana (não encontramos informação sobre locais e horas) a jornada regional da LIGA ZON KIDS 2013. O Marítimo 2001 estará presente com duas equipas, a saber:

Marítimo Suk
1- Pedro Aguiar
2- Sérgio Gomes
3- Francisco França
4- Gonçalo Araújo
5- Henrique Araújo
6- Olávo Soares
7- Zé Luís Vieira
8- Francisco Vieira

Marítimo Fidelis
1- Tiago Martins
2- Diogo Nunes
3- Luís Pedro
4- Afonso Correia
5- Henrique Sá
6- Fábio Almeida
7- Diogo Andrade

09/03/2013

Primeira derrota, 3 pontos perdidos

A saída de Salvador (lesionado)
complicou a reviravolta do resultado. 
O Marítimo E (2001) sofreu a primeira derrota no torneio regional de infantis da AFM frente à equipa A (2000) de Machico que explorou e bem a supremacia física e o facto de jogar em casa. O único (grande) golo, marcado por Afonso Correia foi insuficiente face aos dois golos sofridos (em duas bolas altas).

Machico A,2 - Marítimo E,1 [Ver aqui, o vídeo não editado tal como transmitido em direto] [Vídeo]

Nos restantes jogos, 6-1 ao Caniçal A (sem imagens) e 4-0 contra a Camacha A [Ver, aqui, o vídeo não editado tal como transmitido em direto][Vídeo] 

Nesta jornada, Francisco França e Henrique Araújo não puderam dar o seu contributo à equipa, por lesão. Salvador Fernandez lesionou-se e não pode jogar mais. Esperamos uma rápida recuperação.

Mesmo assim, tendo o Nacional A escorregado novamente, frente ao Andorinha A (empare a 1-1), o Marítimo E mantém a liderança no torneio, com 3 pontos de avanço.

06/03/2013

5ª Jornada Torneio Infantis da AFM

No Sábado, a 5ª jornada. 
Os adversários?
Mais do mesmo: Machico (11:30), Caniçal (09:30) e ... Camacha (10:30). 
Jogos em Machico, no Tristão Vaz. 

02/03/2013

4ª Jornada Torneio Infantis AFM

Mais 3 vitórias na 4ª jornada (ver Vídeo Resumo, aqui):

Marítimo E,6-Canicense A,1 [Vídeo] [Direto]
Marítimo E,3-Camacha A,0 [Vídeo]
Marítimo E,3-Juv.Gaula,1 [Vídeo] [Direto]

Uma excelente prestação de Francisco França (2002) que, só por si, marcou 4 golos (3 golos de cabeça, em bolas paradas e um livre muito bem marcado).

No torneio de infantis da AFM, o Marítimo E comanda com 12 jogos, 12 vitórias, 36 pontos, 59-3 nos golos marcados e sofridos. Tem mais 4 pontos que o Nacional A que é segundo.

01/03/2013

TAP em greve a 21,22 e 23

A marcação desta greve poderá colocar em risco a participação das 3 equipas do C. S. Marítimo (cerca de 4 dezenas de crianças) no Mundialito do Algarve. Com o voo marcado para a manhã do dia 23 e o primeiro jogo na manhã do dia 24, tudo fica em questão. São milhares de euros (e grandes esforços financeiros) que podem ser perdidos por dezenas de famílias com vista a esta deslocação. Não adianta comentar os prejuízos que poderão advir desta situação (muitas centenas de euros já despendidos para a deslocação).
Seria importante tratar já com a organização do Mundialito um plano B, com uma possível 2ª data para o jogo inicial, salvaguardando a possibilidade do voo ter de ser adiado um dia caso não se enquadre naqueles que são salvaguardados pelos serviços mínimos.
Apesar de ser mais um dia com dois jogos, a vertente desportiva poderia ser salvaguardada.