16/06/2013

Futebol de Formação em 2013

Este ano, os vencedores dos torneios e campeonatos regionais de futebol de formação foram:

Benjamins, Atrapalhanças Finais : Nacional
Infantis, Torneio Regional : Marítimo
Iniciados, Campeonato Regional : Nacional
Juvenis, Campeonato Regional : Nacional
Júniores, Campeonato Regional : Marítimo

Para além destes resultados, haverá que anotar alguma superioridade do Nacional nos torneios complementares e nas Taças regionais. E uma boa prestação na 1ª fase do Campeonato Nacional de Júniores, sem sequência na fase final.

O torneio de infantis foi miserável mas as regras foram estabelecidas antes da competição iniciar, tendo sido aceites por todos. Ganhou o Marítimo. Por muito que se repita outra coisa, tentando por essa forma passar uma falsidade a verdade, nos Infantis, o Nacional venceu os torneios complementares. Apenas.

Nos Júniores o Nacional não entrou. Mas podia ter entrado (segundo ouvimos isso vai acontecer no próximo ano). Ganhou o Marítimo.

Nos Benjamins o Nacional só venceu ao virar o jogo da final nos últimos 3 minutos e meio. Até aí, dava ... Marítimo.

Nos Iniciados, vitórias do Nacional com resultados tangenciais. Sem desmerecimento mas sempre com jogos na Choupana em torneios a uma só volta... Sobre isto, é de anotar que a Choupana é - demasiadas vezes - campo "neutralizado". Sabem o que é isso? Por exemplo, um Marítimo-Nacional decisivo, disputado em campo neutro na ... Choupana.

O Nacional, ajudado por certa "sua" imprensa, vem alardeando uma esmagadora superioridade. Não é real. Na maioria das vitórias, ganhou-as (é verdade) mas em disputa séria e equilibrada até o fim. A verdade é que, este ano, nas disputas equilibradas, caiu tudo para o lado da serra

Aconteceu o mesmo à equipa principal do Benfica. A época acabou com tristeza, mas não em fracasso...

Haverá muito a mudar. E a mudança deveria começar junto à AFM. As coisas já não estão a funcionar por ali pois o enquadramento financeiro e competitivo é diferente e até a demografia não está a ajudar. O que vamos ouvindo dizer é que essa mudança é possível e há abertura para isso. O maior perigo? O Nacional achar-se satisfeito com a situação (uma vez que ganha na "paróquia")... e tentar manter as coisas (mal) como estão.

Mas, conhecendo os dirigentes da formação nacionalista, não acreditamos nisso. Até porque, de "paróquias" e de sistemas desportivos pouco competitivos não saem jogadores para as equipas principais. E as nossas equipas vão precisar disso (de jogadores desde cedo habituados a muita competição e ritmo) como de pão para a boca. Pois não haverá dinheiro para muitas compras...

Para a História, a síntese de 20 anos de Campeões Regionais de Infantis:

2012/2013 Marítimo (fut 7) e Nacional (fut 11)
2011/2012 Nacional (fut 7 e fut 11)
2010/2011 Nacional (fut 7 e fut 11)
2009/2010 Nacional (fut 7 e fut 11)
2008/2009 Juventude (fut 7) e Nacional (fut 11)
2007/2008 Marítimo (fut 7 e fut 11)
2006/2007 Nacional (fut 7 e fut 11)
2005/2006 Marítimo (fut 7 e fut 11)
2004/2005 C.Lobos (fut 7 e fut 11)
2003/2004 C.Lobos (fut 7) e Marítimo (fut 11)
2002/2003 Marítimo (fut 7 e fut 11)
2001/2002 C.Lobos (fut 7) e Santacruzense (fut 11)
2000/2001 Marítimo (fut 7 e fut 11)
1999/2000 Nacional (fut 7)
1998/1999 Nacional (fut 7)
1997/1998 Marítimo (fut 7)
1996/1997 C.Lobos (fut 7)
1995/1996 Nacional (fut 7)
1994/1995 C.Lobos (fut 7)
1993/1994 Marítimo (fut 7)

8 comentários:

  1. Afinal o Marítimo está no caminho certo!! Após alguns anos sem ganhar, a nossa equipa por 2 anos seguidos conseguiu os titulos para o Maritimo,nos escalões de Benjamins(onde na final derrotou os Complementões 2012-2013) e Infantis. Um bom pronuncio,pois não há duas sem três....para o ano vem o de futebol 11.
    Carrega Maritimo !!

    ResponderEliminar
  2. Porque não apurar também nos últimos 20 anos,as vitórias nos escalões de Iniciados,Juvenis e Juniores ?
    Uma diferença que demonstra a grandeza do Marítimo que permite ter alguns anos menos bons como este.

    ResponderEliminar
  3. O melhor da festa é esperar por ela e a confiança nestes grandes Campeões e não complementões, como o adversário faz questão de nos chamar , é muito grande acreditamos que este grupo como os outros da formação do Nacional lutarão para conseguir uma época de sucesso aprendendo cada vez mais sempre com garra e humildade Bem Haja aos nossos Jogadores

    ResponderEliminar
  4. Realmente, campeões há muitos. Se entendermos que quem ganha, seja lá o que for, é campeão disso. Mas Campeões Regionais, só há um por ano. Mesmo que se possa fazer uma análise mais fria e valorizar as coisas de maneira diferente.

    ResponderEliminar
  5. Os adeptos afectos à equipa vencedora do torneio complementar de futebol de 7,da época 2012-2013, sentem-se ofendidos e incomodados por serem apelidados de Complementões!! Recordam-se como apelidaram os verdadeiros Campeões da Madeira?? Campeões da treta;Pseudo-Campeões....meus senhores deixem-se de tretas !!!

    ResponderEliminar
  6. Isso mesmo. O Marítimo jogou o campeonato que lhes apresentaram. As regras foram definidas antes de se iniciar o torneio regional e aceites pela maioria dos Clubes. Ganhou o Marítimo mas parece que isso é que torna o Torneio Regional menos valioso. Mas querem ser campeões? (o nacional) Tudo bem, que sejam. Do torneio complementar pois do Torneio Regional, foi o Marítimo. E é desse que registará a História.

    ResponderEliminar
  7. No resumo é muito claro que ficaram dois penaltis por marcar, que o árbitro apitou muito, mas deixou muito por apitar. Que cortou jogadas ao Marítimo - por exemplo dois fora de jogo inexistentes e a jogada final - e que os jogadores do Nacional abusaram dos carrinhos, dos pés em riste e até da agressão. E quando refilavam, nada. Agressividade sim. Violência não.
    http://www.youtube.com/watch?v=YtM28fPJbpY

    ResponderEliminar
  8. Garra e humildade??? Deixem-se de tretas!!! Só o que se passou na Choupana no jogo com o Nacional A,onde os Complementões depois do seu jogo,foram apoiar os colegas,mas tendo como preocupação ofender os jogadores do Marítimo,com músicas personalizadas.Os adeptos do Marítimo é que são arruaceiros,tem mau perder,e aquando da marcação(e bem)do 2º penalti,as pessoas bem educadas afectas ao Nacional,transformaram-se e o que disseram ao árbitro e jogador que sofreu a falta,nem dá para relatar...

    ResponderEliminar

O responsável pelo blog não assume a responsabilidade pelos comentários publicados, limitando-se a não publicar os que entender não se enquadrarem no espírito do mesmo.
Este blog destina-se a acompanhar uma equipa do Marítimo. Pelo que, através dos comentários, não alimentará polémicas desnecessárias. Serão inibidos os comentários impróprios ou descabidos, atingirem pessoas ou quando, a despropósito, tenham origem em adversários ávidos de protagonismo. Estes, têm um destino certo: o lixo. Desde que enquadrados, serão aceites comentários anónimos.