10/06/2013

Marítimo perde na final (1-2)

O Marítimo acabou por perder a final das Atrapalhanças para o Nacional ao não conseguir segurar a vantagem (1-0) que trazia da primeira parte, nos últimos 4 minutos do jogo, em que o adversário marcou dois golos. Um jogo que poderia ter dado para qualquer lado, onde o equilibro entre as duas equipas foi uma constante. Mesmo no fim, um remate colocado e forte do Francisco França poderia ter dado novamente o empate, mas o guarda-redes alvi-negro fez uma defesa impossível. 

Curta consolação foi a bi-bota de ouro, de melhor marcador no torneio, conquistada por Henrique Araújo com 15 golos em 5 jogos (que se junta à do ano anterior, de 2012 - 16 golos em 6 jogos, caso que será inédito no historial do torneio). O jogador também participou na competição de 2011, pelo Andorinha (3º lugar coletivo), ainda Traquina, tendo marcado 6 golos em 3 jogos. Colectivamente, colecciona na competição, um 1º lugar (2012), um 2º lugar (2013) e um 3º lugar (2011).

Os resultados (clicar para ver os vídeos):


Final Marítimo, 1 - Nacional, 2   Resumo
Meia-Final Marítimo, 6 - Ribeira Brava, 2   Resumo

Fase Grupos
Marítimo, 13 - Juventude de Gaula, 0   Resumo
Marítimo, 3 - C.Lobos, 0 (Falta Comparencia)
Marítimo, 4 - CFFM Milan, 1   Resumo
Marítimo, 23 - Caniçal, 0   Resumo

13 comentários:

  1. E parece-me que existe outro facto que será inédito e difícil de igualar, 3 em 3 finais de trapalhanças.

    ResponderEliminar
  2. Pode ser inédito a presença do clube em 3 finais consecutivas,mas as finais são para jogar e ganhar.
    O Marítimo não pode perder uma final nos últimos 3 minutos.Temos que aprender as "manhas" do futebol,para quebrar o ritmo do jogo.Mesmo assim,acho que o Marítimo tem matéria prima para os próximos anos.

    ResponderEliminar
  3. O Marítimo não esteve em 3 finais consecutivas.
    Quem esteve em 3 Atrapalhanças Finais foi o Henrique Araújo, tendo sido o melhor marcador nas duas últimas pelo Marítimo (1º e 2º na geral). A final de 2011 foi Nacional-Canicense, tendo ganho o Nacional e o Miguel Nóbrega. O Andorinha foi 3º com 6 golos do Henrique Araújo em 3 jogos.
    Em 2010, o Andorinha e Afonso Figueira foram os primeiros.
    O Nacional tem sido dominador neste escalão nos últimos anos.

    ResponderEliminar
  4. Deixo um louvor ao Pedro Silva do Nacional,que além de ser um grande jogador,teve um gesto louvável.Com a sua equipa a perder por 1-0,numa reposição de bola a favor do Nacional,este ficou com a baliza toda aberta,podendo igualar a partida,mas como o jogo tinha sido interrompido para assistência ao jogador do Marítimo,este simplesmente deu a bola ao Guarda redes.

    ResponderEliminar
  5. Sim. O Pedro Silva teve uma participação na A Trapalhanças meritória e ao nível da sua enorme qualidade. Nessa jogada, fez - bem - o que tinha que fazer. A alternativa ficaria bastante mal. O árbitro combinou com os jogadores que o lançamento lateral seria feito para as mãos do guarda-redes do Marítimo. O lançamento ficou curto e o Gonçalo Andrade deixou a bola passar, ficando à mercê do Pedro Silva. Este, desportivamente, completou o passe.
    Diga-se, de passagem, que o único "defeito" do Pedro Silva é não jogar no Marítimo.

    ResponderEliminar
  6. Para começar muitos parabéns à equipa treinada pelo prof. Felisberto que como quem pode ver durante o torneio inteiro conseguiu evoluir estes miúdos de tal forma que acho que podemos dizer que muitos destes são das melhores individualidades que temos na madeira desta idade. Queria também dizer que mais uma vez o nacional destaca-se pela sua forma de jogar ao contrário do marítimo que se destaca pelas suas individualidades. Muitos Parabéns ao Henrique Araújo que mais uma vez demonstrou o quanto é um jogador de top e que como tal devia acompanhar o seu primo na academia leonina.

    ResponderEliminar
  7. O Marítimo está no bom caminho !! Os grupos de 1999,2000,2001,2002,2003 dão todas as garantias para os próximos anos. Condições e serenidade é o que se pede,pois o resto temos,incluindo corpo técnico,independentemente de terem no passado defendido outras cores.

    ResponderEliminar
  8. Concordo em absoluto.
    Estaria muito mais preocupado se não tivéssemos matéria-prima, se não tivéssemos técnicos competentes, mas não é o caso e as críticas que mais se ouvem têm a ver com a organização na definição de melhores condições para o treino e isso é algo que poderá facilmente ser corrigido.
    Como disseram é preciso estabilidade e serenidade, é nisso que nos temos que concentrar porque os resultados vão aparecer, estou convicto. Mas por favor sejam sérios, não mudem tudo, não caiam nesse erro porque aí pagaremos caro.

    "A formação de um jogador é uma história interminável." Louis van Gaal

    ResponderEliminar
  9. Ora vejamos:
    Treinadores para estes escalões: Filipe Sá;Marco Bragança;Marco Camacho;Nuno Gamarra;Felisberto e um das escolinhas que não me ocorre o nome,mas que é muito dinâmico.

    Jogadores com muita qualidade nestes escalões:
    Mateus Bidinha,João Castro,João Rodrigues,Pedro Pelágio,João Sousa,Duarte Banana,Afonso Correia,Sérgio Gomes,Henrique Araújo,Gonçalo,Francisco França,Afonso Dias,Mateus Laranja,Gonçalo Andrade......continuem a trabalhar porque temos muito valor e para os treinadores uma palavra de apreço porque foram sérios no trabalho realizado nesta época desportiva.

    ResponderEliminar
  10. Este clube recém-criado, novo nestas andanças do futebol jovem, sem grande projeção, de estrutura pequena, com poucos atletas nas suas fileiras, sem reforços tirados a outros clubes todas as épocas, apesar de não conseguir conquistar nada nem apresentar futebol bonito parece realmente estar no bom caminho.

    Se fosse o maior das ilhas, aí sim, deveria haver insatisfação.

    ResponderEliminar
  11. Não percebi este último comentário,mas se fala do Milan,penso que foi bom o aparecimento destes,porque é mais uma equipa competitiva.O campo de recrutamento consiste em ir buscar jogadores aos maiores clubes da Região,se conseguem fazê-lo é porque as pessoas acreditam no projecto.
    O ano passado a estrutura abanou ,perderam alguns jogadores,treinadores e colaboradores,sendo que nos 2 últimos casos queriam se intrometer no trabalho da administração.
    O responsável do comentário que se explique melhor.

    ResponderEliminar
  12. Não estou a falar de outros clubes, estou a ironizar o facto dos comentários anteriores terem um discurso em que têm um discurso que seria paropriado para um clube pequeno que começou a dar os primeiros passos no futebol, mas não, é o Marítimo já cá está há anos e anos, que dominava no passado e agora...

    ResponderEliminar
  13. Não creio que seja um discurso adaptado a "um clube pequeno".
    Os nossos adversários chegaram-se à frente o que tem um lado positivo, obriga-nos a fazer ainda mais e melhor, coisa que quando a concorrência é fraca não acontece e leva a algum "relaxamento".
    E não está ninguém a querer dizer que está tudo bem, que não há problema nenhum, não. O que se quer é fortalecer a estrutura e dar ainda melhores condições aos atletas, aperfeiçoar o processo formativo.
    Não é por um ano negativo a nível de títulos, que não são o mais importante, que se coloca tudo e todos em questão.
    A forma de "dar a volta" é meter os treinadores todos na rua, mudar tudo? Não me parece.
    E, se quiserem, a grande vantagem de outras equipas é aquilo que nos faltou e que estamos a tentar promover: serenidade, organização e confiança no trabalho feito pelo clube.

    ResponderEliminar

O responsável pelo blog não assume a responsabilidade pelos comentários publicados, limitando-se a não publicar os que entender não se enquadrarem no espírito do mesmo.
Este blog destina-se a acompanhar uma equipa do Marítimo. Pelo que, através dos comentários, não alimentará polémicas desnecessárias. Serão inibidos os comentários impróprios ou descabidos, atingirem pessoas ou quando, a despropósito, tenham origem em adversários ávidos de protagonismo. Estes, têm um destino certo: o lixo. Desde que enquadrados, serão aceites comentários anónimos.